Catarata
É a perda da transparência do cristalino ( a lente natural que temos dentro dos nossos olhos), que leva a uma perda progressiva da visão.
Catarata tem várias causas, a mais frequente é a catarata senil, devido ao envelhecimento. Outras causas do desenvolvimento da catarata pode ser secundária ao diabetes e ao uso de excessivo de corticoides, a catarata traumática (devido a um trauma contuso no olho como uma bolada, um soco, ou queda) e a catarata congênita (presente desde o nascimento, devido complicações durante a gestação, como a toxoplasmose).
Os principais sintomas decorrentes da catarata são: Visão borrada (perto e/ou longe), ofuscamento pela luz (sol, farol de carro, etc.), halos ao redor de luzes, visão dupla ou perda da noção de profundidade.
O diagnóstico é realizado através do exame oftalmológico com especialista em catarata.
O único tratamento definitivo é o cirúrgico, não havendo colírios ou outras formas para o seu tratamento. Os cirurgiões antigos deixavam a catarata “amadurecer’’ pois as técnicas eram diferentes. Hoje nós cirurgiões da era moderna, sabemos que deixar a catarata progredir muito torna o procedimento mais difícil, com maiores chances de complicação durante a cirurgia e nos impede de realizarmos as técnicas mais modernas e menos invasivas.
Por isso é importante a avaliar de um cirurgião especialista em catarata.
Nossas cirurgias são totalmente personalizadas. Através de cálculos precisos que realizados nos exames pré operatórios, com ajuda dos aparelhos mais modernos disponíveis no mercado oftalmológico, conseguimos programar a correção total do grau dos óculos para longe e para perto com o uso de lentes intraoculares PREMIUM, deixando o paciente livre da necessidade do uso dos óculos ou lentes de contato.
A cirurgia de catarata, apesar de ser moderna e rápida, é extremamente delicada e precisa, por isso a importância da realização por um médico especialista e experiente no assunto.